Viagem de estudo ao Parque Estadual de Vila Velha - PR e Curitiba - PR



        No dia 15/06 realizei juntamente com meus alunos e colegas professores mais uma viagem de estudo ao Parque Estadual de Vila Velha e Curitiba, ambos no Estado do Paraná.
        Gostaria de destacar mais uma vez a relevância das viagens de estudo para o aprendizado da geografia, já que as saídas a campo despertam o interesse dos alunos e os conceitos geográficos desta forma são mais facilmente assimilados.
       Sempre digo aos meus alunos que considero as viagens de estudo como o laboratório da GEOGRAFIA, pois a cada saída a campo podemos aprender ou trabalhar temas que muitas vezes não são citados em livros didáticos.
             
Os Arenitos 



Os monumentos geológicos encontrados em Vila Velha são constituídos por uma rocha denominada arenito, o Arenito Vila Velha, formado pela compactação e endurecimento de camadas sucessivas de areia, pertencentes à unidade geológica denominada Grupo Itararé. A formação destes arenitos remonta há 300 milhões de anos no Período Carbonífero, quando a América do Sul ainda estava ligada à África, à Antártida, à Oceania e à Índia, formando um grande continente chamado de Gondwana. Nesta época, a região onde se localiza Vila Velha estava mais próxima ao Polo Sul e a temperatura média na Terra era muito baixa, período que corresponde a uma das grandes eras glaciais do passado terrestre denominada glaciação gondwânica permo-carbonífera.

Carbonífero Superior / Permiano - 306 milhões de anos
Época de deposição das areias que formaram o Arenito Vila Velha. Esta região estava muito próxima ao Polo Sul, sendo recoberta por enormes massas de gelo, como hoje ocorrem na Antártida.
Hoje
Posição atual dos continentes com a distribuição das evidências geológicas da existência de geleiras a 300 milhões de anos. As setas indicam a direção de movimentação das geleiras.
 
Formação dos arenitos
A origem das areias, que posteriormente formaram o Arenito Vila Velha, remonta ao Período Carbonífero, 300 milhões de anos atrás. A paisagem era muito diferente da atual, dominada pela presença de geleiras, rios e lagos glaciais, compondo um ambiente denominado de flúvio-glacial.
As geleiras, ao se movimentarem para áreas mais baixas do terreno durante a sua fase de avanço, agregavam em sua massa sedimentos e fragmentos rochosos que encontravam pelo caminho. Durante a fase de recuo, devido ao derretimento do gelo, este material que se encontrava no corpo das geleiras era abandonado, formando depósitos sedimentares denominados de morenas. Rios e enxurradas, originados pelo próprio derretimento do gelo, lavaram estes sedimentos transportando e depositando as areias que formaram o Arenito Vila Velha em lagos glaciais.
Na região do Parque, estes sedimentos são predominantemente arenosos. Em vários locais dos Campos Gerais é possível ver as marcas destas geleiras no substrato rochoso, denominadas de estrias glaciais. Um bom exemplo destas estrias pode ser visto na Colônia Witmarsum, a caminho de Curitiba, em um sítio geológico ali existente.


Veja algumas fotos da viagem a seguir:







AS FURNAS E A LAGOA DOURADA




  
 


CURITIBA - PR

O Jardim Botânico de Curitiba conta com duas estufas:
A principal é de estrutura metálica e vidro. De acesso ao público, é um dos mais belos cartões postais de Curitiba.

Estufa - sua arquitetura com três abóbodas do estilo
art-noveau, foi inspirada em um Palácio de Cristal de Londres, do século 19. A estufa é climatizada e mantém espécies da Floresta Atlântica como Caraguatá, Caetê e Palmito. 

Jardim Botânico

Portal de entrada do
Jardim Botânico

Ópera de Arame
É toda construído com tubos de aço e estruturas metálicas e coberto com placas transparentes de Policarbonato, lembrando a fragilidade de uma construção em arame. De forma circular, a edificação é parcialmente circundada por um lago artificial, de maneira que o acesso ao auditório é feito por uma passarela sobre as águas. 


O modelamento do Arenito Vila Velha, na forma de erosão atual, é algo muito recente. Ao longo dos 300 milhões de anos de existência destas rochas, aconteceram eventos geológicos que as soterraram sob outras sequências mais jovens. Movimentos tectônicos terrestres, aliados à erosão, o colocaram novamente à superfície. Os processos de erosão que esculpiram o Arenito Vila Velha, principalmente o das águas pluviais, aconteceram no Período Quarternário, ou seja, nos últimos 1,8 milhão de anos.
A característica marcante do arenito de Vila Velha é a presença do relevo em forma de ruínas (relevo ruiniforme), marcado pela rica associação de formas incluindo caneluras, cones de dissolução, topos pontiagudos, torres e pilares, que originam esculturas naturais singulares, das quais a Taça é a mais conhecida, hoje símbolo da região, em especial do Parque.
As formas dessas esculturas naturais derivam da ação das águas pluviais, da ação da energia solar, das mudanças e alterações de temperatura e da atividade orgânica sobre as rochas. Esta ação erosiva desenvolve-se através de descontinuidades e de zonas de fraqueza naturais da rocha, tais como: fraturas e falhas, estruturas sedimentares, textura e cimentação diferenciadas, cuja interação permite a formação destes maravilhosos monumentos.


















Museu Oscar Niemeyer - 

O maior complexo de exposição

do Brasil


Parque Tanguá

Parque Tanguá

Foto do Grupo
na entrada do Parque Tanguá

Ópera de Arame
 O auditório tem capacidade física
para 2,1 mil espectadores

Ópera de Arame
Foi montada em apenas 75 dias e inaugurada
 em 18 de março de 1992.





Nenhum comentário:

Postar um comentário