terça-feira, 5 de junho de 2012

05 de junho, "Dia Mundial do Meio Ambiente"





Dia Mundial do Meio Ambiente completa 40 anos
Todos os anos, em 05/06, comemora-se o Dia Mundial do Meio   Ambiente. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas há exatos 40 anos, durante a primeira conferência global a respeito de temas ambientais. Que tal celebrar este dia adotando alguma atitude sustentável bem bacana?
Débora Spitzcovsky Planeta Sustentável- 05/06/2012
O mundo todo celebra, hoje, o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data écomemorada, anualmente, por determinação da Organização das Nações Unidas (ONU). Mas você sabe por que o dia 05/06 foi o escolhido? Nesta data, há quatro décadas, tinha início a primeira conferência global promovida para debater temas ambientais: a Conferência sobre Meio Ambiente Humano


Organizado pela ONU, o evento aconteceu em Estocolmo, na Suécia, e representou um grande avanço para os diálogos globais. Pela primeira vez, os países-membros das Nações Unidas - na época, 113 nações integravam a Organização - discutiram a importância de se estabelecer uma relação harmônica entre desenvolvimento e meio ambiente - isto é, crescer economicamente tendo o meio ambiente como aliado e não inimigo - e acordaram a respeito da criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que até hoje cuida das questões ambientais a nível global. 



Por tudo o que representou para o mundo, a ONU decidiu que era merecido que o primeiro dia da Conferência de Estocolmo ficasse marcado na história e, assim, o dia 05/06 foi eleito o Dia Mundial do Meio Ambiente. Legal, né? Em 2012, a data completa 40 anos de existência e coincide com a realização daRio+20 - Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que acontece entre 20 e 22/06 no Rio de Janeiro e é a quarta conferência global que a ONU promove tendo a sustentabilidade como tema central. 



Que tal aproveitar a ocasião para adotar uma atitude bem bacana que beneficie ao meio ambiente? Vale combinar com os amigos para, a partir de hoje, fazer um rodízio de caronas para ir à escola ou para não dormir mais com a televisão ligada. Você também pode aproveitar a data para mudar de hábitos e não tomar banhos tão demorados ou desligar a torneira quando estiver escovando o dente. Parece pouco, mas já pensou se todas as pessoas adotassem a mesma postura que você? Faria uma grande diferença! Passe a ideia adiante para seus pais, amigos e professores e ajude a construir uma corrente de boas práticas pelo meio ambiente.  
http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/fique-ligado/dia-mundial-meio-ambiente-40-anos-onu-conferencia-estocolmo-687543.shtml





Rio+20: entenda o que é a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável

Débora Spitzcovsky 14 de maio de 2012


Está chegando. Entre 20 e 22/06, representantes de Alto Nível dos 193 Estados que fazem parte da ONU se reunirão no Brasil, na capital fluminense, para participar da Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável*.

Para manter você informado a respeito de tudo o que rolar antes, durante e depois do evento, o Planeta Sustentável lançou em seu portal o Blog Rio+20, que, além de reunir todas as notícias relacionadas à Conferência da ONU, informa a respeito dos dois temas-chave do evento:

– economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e

– governança internacional para o desenvolvimento sustentável.


HISTÓRICO

Pouca gente sabe, mas a ideia da Rio+20 foi do ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva que, em 2007, propôs às Nações Unidas a realização de uma conferência que avaliasse a situação do planeta duas décadas depois da Rio92 – Conferência para Meio Ambiente e Desenvolvimento. O evento, que também aconteceu no Rio de Janeiro, discutiu pela primeira vez, a nível global, o conceito de desenvolvimento sustentável e deixou sua marca na história mundial por culminar na criação de uma porção de documentos importantes a respeito do tema – entre eles, a Agenda 21, a Carta da Terra e as Convenções do Clima e da Diversidade Biológica.
Dois anos depois da sugestão de Lula, a ONU confirmou oficialmente realização da Rio+20 e publicou, logo após a COP15, resolução que aponta, como objetivo do evento, “fazer um balanço do que foi realizado nos últimos 20 anos e produzir um documento curto que reforce o compromisso político do mundo com o desenvolvimento sustentável”.
Mais do que isso, é unanimidade, entre os especialistas no tema, que a Conferência será uma grande oportunidade – sobretudo para o Brasil, que é anfitrião do evento – para avaliar as lacunas que ainda existem a respeito do tema, debater os limites do planeta e apresentar agendas proativas, que assumam novos compromissos rumo ao desenvolvimento sustentável, com base em conhecimentos – sobretudo científicos – que não possuíamos há 20 anos, na Rio92. Uma oportunidade grandiosa, que não deve (e não pode!) ser desperdiçada.
Quer saber mais sobre a Rio+20? Acompanhe o Blog Rio+20 do Planeta Sustentável!

Reflita com as Charges a seguir:

tvecologica.wordpress.com

blogdaivoninha.blogspot.com

raizasas.blogspot.com