terça-feira, 29 de maio de 2012

Mapas hipsométrico com EVA

            Quero compartilhar mais uma atividade que realizei com meus alunos do sétimo ano vespertino ao trabalhar sobre a America do Sul.
            Desta vez, os alunos construiram um mapa hipsométrico com EVA.
            Estes mapas são construídos a partir de mapas de curvas de níveis. Da um trabalho danado, mas vale a pena fer os alunos recortando e colando cada molde de altitude no seu devido lugar.
            Para isso pesquisei e encontrei  no site a seguir os moldes de cada uma das diferentes altitudes do relevo da América do Sul.              http://cartografiaescolar.wordpress.com/
            Este site possui dicas importantes de atividades de cartografia e foram de suma importância para a realização da minha atividade, já que produzir estas pranchas com as linhas de altitudes exigem tempo e dedicação.
          
           
A BASE:

O SEGUNDO NÍVEL ALTIMÉTRICO (território acima dos 200 metros de altitude):
..
.. Agora o terceiro nível: territórios acima dos 500 metros
..
Agora o quarto nível altimétrico: os terrenos acima dos 1000 metros:
.;
Para terminar as pranchas falta aquela que corresponde às maiores altitudes (altitudes superiores a 3000 metros). Ei-la:
 
             De posse dos moldes, com as diferentes altitudes do relevo da América do Sul, cada grupo de alunos foi copiando os moldes para a cor correspondente de EVA, recortando e colando cada altitude em seu lugar correspondente. Para isso os alunos contavam com a ajuda de um mapa hipsométrico.
             O trabalho foi maravilhoso não só no seu aspecto visual como também no aprendizado, já que os alunos buscavam no atlas onde deveriam se coladas as maiores ou menores altitudes. Também aprendiam as cores correspondentes ao relevo, contruir legenda e título, que são elementos que compreendem a construção de mapas e maquetes.
            Acompanhem o resultado nas fotos a seguir:











Excelente!!!! Agradeço aos alunos pelo empenho e dedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário