Um pouco da história da Oficina de Reciclagem

    O Projeto teve inicio na Escola de Educação Básica Professor Custódio de Xaxim- SC, em 2001 como tema de pós-graduação (especialização) da professora Marlene Göetz (Geografia) e após sua remoção para outra cidade em 2005, passei a coordená-lo contando com o apoio de todos os profissionais da Escola. Este projeto conta com a colaboração voluntária de pais de alunos, de professores e de alunos  que, durante o contra turno de estudo, trabalham nesta Oficina produzindo o papel reciclado que além de ser utilizado atualmente como material didático, também é utilizado em cartões decorativos para homenagem as mães, aos pais, páscoa, dia do estudante, natal e outros eventos importantes da escola.                                 
              Possui a finalidade de desenvolver nos alunos hábitos conscientes de Separação, Reciclagem e Reaproveitamento de materiais que antes eram descartados. A Oficina de reciclagem surgiu com o objetivo de reaproveitar o papel desperdiçado na escola (em grande quantidade) e assim torná-lo material didático produzido artesanalmente capaz de ser utilizado pelos alunos nas diversas disciplinas trabalhadas na escola.                   
           Em 2009, pelo trabalho desenvolvido na Oficina de Reciclagem, seu alcance pedagógico e social, seu compromisso com a sustentabilidade, aliado a outros projetos desenvolvidos, a escola recebeu o “Selo Escola Solidária através do Instituto Faça Parte, Mec, Unesco, Consed e Undime.
           Também, como a ação educativa proporcionada  nesta atividade gera um grande interesse na sociedade local, a Escola já foi convidada a expor sobre o projeto aos acadêmicos da UNOPAR (Universidade Norte do Paraná) Pólo de Xaxim e repassado via sistema on-line a todos os polos da Unopar do Brasil através do curso de graduação Tecnólogos em Gestão Ambiental. A empresa ETS (gerenciamento e implantação de estudos e projetos na área ambiental, de engenharia, arquitetura e urbanismo, com grandes empreendimentos do setor de geração e transmissão de energia elétrica) empresa responsável pela construção e operacionalização da PCH Arvoredo ao saber da ação ambiental da Escola e do compromisso com a educação ambiental, nos convidou para realizar um curso de sensibilização ambiental com os professores das redes municipais e estadual dos municípios atingidos pela PCH Arvoredo (município de Xaxim – SC  e Arvoredo – SC) o que proporcionou a escola  reconhecimento e novas possibilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário