quinta-feira, 22 de novembro de 2012

20 de novembro, Dia da Consciência Negra



            Por: Cristina L. Z. Toffoli
                     Assistente Técnico Pedagógico
                    EEB Profº Custódio de Campos
                    Xaxim - SC


  A escola de Educação Básica, professor Custódio de Campos desenvolveu um trabalho coordenado pelos professores: Silvana Frigo, Simone Nalin, Jonathan Perondi, Rosangela Bianchet e Leonardo Chitolina das disciplinas de História, Sociologia, Geografia e Tecnologias Educacionais, ao longo do segundo semestre de 2012, voltado à data de 20 de novembro, quando comemora-se o dia da Consciência Negra.
            Como o Brasil é um dos países com a população mais miscigenada do planeta, buscamos trabalhar a diversidade que chamamos de “Caldeirão Cultural”, onde tudo se mistura: música caipira, danças europeias, ritos da capoeira, cantos indígenas, batida do maracatu, a malandragem do samba, o barulho das guitarras roqueiras, a cultura gaúcha e o sertanejo. Traços do tão diversificado povo brasileiro.
            Com estas apresentações queremos fazer que nossos alunos percebam as diversas manifestações artísticas e culturais, na tentativa de resgatar alguns aspectos culturais da população brasileira.
            Segundo o cientista Stephen Oppenheimer, temos genes que nos relacionam à primeira mulher (negra) que viveu na África há milhares de anos, a chamada “Eva genética”, Oppenheimer concluiu que todas as pessoas do Planeta Terra vieram de um mesmo lugar e que todos os seres humanos são, debaixo da pele, a mesma coisa: ossos, músculos e, principalmente, genes afirmação que, por certo, desgostou os ignorantes racistas. 
            Torcemos para que as descobertas científicas destruam definitivamente os abomináveis sentimentos racistas. Acreditamos que os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade, direitos e que cada um traz a humanidade dentro de si.

OFICINA DE RECICLAGEM

No último dia 13 de novembro recebemos em nossa Oficina de Reciclagem a visita de mais duas turmas de alunos do 5º ano da Escola Municipal Dom Bosco. A professora das turmas, Rosimeri Arisi  destacou a importância das aulas de conscientização ambiental oferecidas em nossa oficina. Os alunos do 5º ano também participaram de atividades práticas de produção do papel reciclado. Acompanhe as fotos a seguir.