sábado, 24 de novembro de 2012

Virou Notícia : JORNAL DATA X


 Custódio de Campos promove “Caldeirão Cultural”

Por Mayara Melegari
Xaxim – Da música caipira as danças europeias, dos ritos da capoeira aos cantos indígenas, da batida do maracatu a malandragem do samba, do som do Rock nas guitarras a cultura gaúcha, do sertanejo a música popular brasileira (MPB). Esses são os traços do tão diversificado povo brasileiro. Onde tudo se mistura, formando um verdadeiro “Caldeirão Cultural”.

Como o Brasil é um dos países com a população mais miscigenada do planeta, os professores da EEB Professor Custódio de Campos resolveram promover nesta quarta-feira (21) várias apresentações os alunos do ensino médio. Que foram coordenados pelos professores Silvana Frigo, Simone Nalin, Jonathan Perondi, Rosangela Bianchet e Leonardo Chitolina das disciplinas de história, sociologia, geografia e tecnologias educacionais. 

O projeto foi tomando forma ao longo do segundo semestre, com o principal objetivo de fazer com que os alunos percebessem as diversas manifestações artísticas e culturais, na tentativa de resgatar os aspectos da história cultural do Brasil. A Consciência Negra, comemorado no dia anterior (20) também foi um fato relevante na realização do projeto, pois é um dia dedicado à reflexão sobre a integração do negro na sociedade brasileira.

Segundo o cientista Stephen Oppenheimer, temos genes que nos relacionam à primeira mulher (negra) que viveu na África há milhares de anos, a chamada “Eva genética”. Oppenheimer concluiu que todas as pessoas do Planeta Terra vieram de um mesmo lugar e que todos os seres humanos são, debaixo da pele, a mesma coisa: ossos, músculos e, principalmente, genes. Afirmação esta que desgostou racistas ignorantes. 

É como diz a música de Gabriel o pensador, “Não se importe com a origem ou a cor do seu semelhante/ O quê que importa se ele é nordestino e você não?/ O quê que importa se ele é preto e você é branco?/ Aliás, branco no Brasil é difícil, porque no Brasil somos todos mestiços”. Então que morra o preconceito e viva a união racial.

FONTE : http://www.jornaldx.com.br/educacao/custodio-de-campos-promove-caldeirao-cultural