quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Mascote da Copa do Mundo de 2014


Vulnerável, tatu-bola é escolhido mascote da Copa do Mundo de 2014

Votação no site oficial da Fifa vai decidir o nome da personagem do Mundial de futebol no Brasil



Reprodução/FIFA

Tatu-bola (Tolypeutes tricinctus), mascote da Copa do Mundo de 2014

A mascote foi identificada como favorita do principal público-alvo, crianças de 5 a 12 anos
É oficial: o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) é a mascote da Copa do Mundo de 2014. O animal foi apresentado na noite de domingo (16) pelo ex-jogador Ronaldo, membro do Conselho de Administração do COL (Comitê Organizador Local), durante o programa Fantástico da TV Globo.
O desenho final, desenvolvido pela 100% Design, foi escolhido entre 47 propostas de seis agências de publicidade brasileiras. A mascote foi identificada como favorita do principal público-alvo, crianças de 5 a 12 anos. Para escolher o nome, será feita votação no site da FIFA até novembro.
Tolypeutes tricinctus é uma das duas espécies de tatu que conseguem virar uma bola. Ele é endêmico do Brasil e vive na caatinga e no cerrado. Quando se sente ameaçado, o bicho encolhe as orelhas e o corpo para dentro da carapaça que, jundo com a cabeça e o rabo, cria um bloqueio redondo. O tatu-bola também é símbolo de uma causa ambiental, pois ele se encontra vulnerável segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês).
Tatu-bola (Tolypeutes tricinctus)
Foto: Thinkstock
Fonte: NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL ONLINE
por: Marcela Puccia Braz