terça-feira, 12 de junho de 2012

Deriva Continental


Pangéia deu origem aos continentes

     A teoria de que os continentes não estiveram sempre nas suas posições atuais foi sugerido pela primeira vez em 1596 pelo holandês Abraham Ortelius, conhecido como pai do Atlas Moderno.
         Ortelius também é responsável pelo Theatrum Orbis Terrarum (1570), considerado o primeiro Atlas da Idade Moderna, uma obra desenhada à mão, com 139 mapas coloridos.
        Foi Ortelius quem sugeriu que as Américas "foram rasgadas e afastadas da Europa e África, por terremotos e inundações" e acrescentou: "os vestígios da ruptura revelam-se, se alguém trouxer para a sua frente um mapa do mundo e observar com cuidado as costas dos três continentes." Essa idéia de Ortelius seria retomada no século 19.

Laurásia e Gondwana


           Há 200 milhões de anos existia um único supercontinente: o Pangéia. Ele se fragmentou há 130 milhões de anos em Laurásia (América do Norte e Eurásia) e Gondwana (América do Sul, África, Índia, Austrália e Antártida) e, há 84 milhões de anos, houve a separação entre a América do Norte e Eurásia e entre a América do Sul, África, Oceania e Índia, que se tornou uma ilha no oceano Índico. Por fim, a Índia colidiu com a Ásia, juntando-se ao continente.


Atividade Proposta: 



  • Para aprofundar o conteúdo estudado, propus aos alunos d0 6º ano que confeccionassem um  mural na Escola destacando cada um dos períodos geológicos da Terra.  Através deste mural os alunos puderam compreender que a fisionomia do relevo do nosso Planeta não é estática, e que assim como nós passamos por transformações no nosso corpo com o passar dos anos, da mesma forma o relevo do nosso Planeta esta em constante transformação. 
  • Considero a atividade prática de extrema relevância na compreensão dos conceitos geográficos, pois ao mesmo tempo que proporciona a visualização prática do conteúdo estudado também estimula os alunos aos questionamentos durante a realização da atividade.



Veja como ficou o mural nas fotos abaixo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário