segunda-feira, 2 de julho de 2012

ORIENTE MÉDIO

  • Aproveite os vídeos e os textos abaixo para aprofundar seus conhecimentos sobre o "Oriente Médio".











A região que compreende o Oriente Médio está localizada na porção oeste do continente asiático, conhecida como Ásia ocidental. Possui extensão territorial de mais de 6,8 milhões de quilômetros quadrados, com população estimada de 260 milhões de habitantes.

É composta por 15 países: Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia.

Clima: O clima do Oriente Médio é árido e semiárido, o que proporciona o predomínio de uma paisagem vegetal marcada pela presença de espécies xerófilas (nas áreas de clima árido), ou de estepes e pradarias (nas áreas de clima semiárido). Apenas pequenas faixas de terra, na porção litorânea, apresentam climas um pouco mais úmidos, onde há presença de formações vegetais arbustivas.
Atividades Econômicas: O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio. Nessa região está localizada a maior concentração mundial dessa fonte energética (aproximadamente 65% de todo o petróleo mundial). Essa grande quantidade de petróleo, aliada a fatores econômicos e políticos, criou as condições para a formação, em 1960, de um dos mais importantes cartéis do mundo atual, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Outra atividade econômica importante no Oriente Médio é a agropecuária. Por ser realizada dominantemente de forma tradicional, com uso de pouca tecnologia e mecanização, essa atividade incorpora cerca de 40% da população economicamente ativa. O predomínio de climas áridos e semiáridos na região é bastante prejudicial para o desenvolvimento dessa atividade econômica.A atividade industrial no Oriente Médio apresenta pouca expressividade. Nos países petrolíferos, há a existência de refinarias e petroquímicas. Outras indústrias se relacionam aos setores mais tradicionais, como o têxtil e o alimentício. O turismo é outra atividade que vem apresentando importância para alguns países do Oriente Médio, a exemplo de Israel e Turquia (que recebem cerca de 2,5 milhões de turistas por ano).

Religiões: No Oriente Médio, aproximadamente 292 milhões de pessoas (92% da população) são muçulmanas. A maioria pertence às seitas sunita e xiita (sugeridas logo após a morte do profeta Maomé, em 632 d.C.). Há grupos menores de mulçumanos, como os drusos e os alauítas. A região abriga ainda cerca de 13 milhões de cristãos, muitos de igrejas árabes, como a copta ou a maronita, que estão entre as mais antigas do cristianismo
.
Além disso, também vivem no Oriente Médio cerca de 6 milhões de judeus, quase todos em Israel. A migração desses deu-se em ondas, originárias primeiro da Europa e, depois, de todo o mundo. Por isso, no Estado judeu encontram-se inúmeros grupos étnicos cujas culturas, tradições, orientações políticas e práticas religiosas variam muito e são livremente expressas. Consequências dos conflitos no Oriente Médio Conflitos: A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para esse fato, entre eles: a sua própria história; origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos; a posição geográfica, no contato entre três continentes; suas condições naturais, pois a maior parte dos países ali localizados são dependentes de água de países vizinhos; a presença de recursos estratégicos no subsolo, caso específico do petróleo; posição no contexto geopolítico mundial. As fronteiras das novas nações, definidas de acordo com interesses europeus, não consideraram a história e as tradições locais, consequentemente vários conflitos ocorreram e continuam ocorrendo no Oriente Médio. Os novos Estados árabes – Iraque, Kuwait, Síria, Líbano, Jordânia – brigaram por recursos naturais e território. O conflito mais grave ocorreu na Palestina, para onde, até o fim da Segunda Guerra, havia migrado meio milhão de judeus. Quando foi criado o Estado de Israel, cinco países árabes atacaram, na primeira das seis guerras entre árabes e israelense.Jerusalém: Os cartógrafos medievais situavam Jerusalém no centro do mundo e, para muita gente, a Cidade Velha continua a ser assim considerada. Para os Judeus, o Muro das Lamentações, parte do Segundo Templo, é o local mais sagrado de todos. Acima dele está o Domo da Rocha, o terceiro local mais importante no islamismo, de onde Maomé subiu aos céus. A poucos quarteirões dali, a Igreja do Santo Sepulcro assinala o local tradicional da crucificação, do enterro e da ressurreição de Jesus. Israel reivindica a cidade como sua capital eterna; já os palestinos a querem como capital de seu Estado.

Fonte: geoconceicao.blogspot.com.br/



ATIVIDADES :
1-QUAIS OS PAÍSES QUE FORMAM O ORIENTE MÉDIO ? COLOQUE A CAPITAL E O CONTINENTE A QUAL PERTENCE CADA PAÍS.
2- ESCREVA AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CLIMA E DO RELEVO, DO ORIENTE MÉDIO :
3- QUAIS SÃO AS ATIVIDADES ECONÔMICAS DOS PAÍSES DO ORIENTE MÉDIO?
4- EXPLIQUE OS FATORES QUE FAZEM ESTA REGIÃO SER CONHECIDA PELA EXPRESSÃO "BARRIL DE PÓLVORA"?
5- DE ACORDO COM O CONTEÚDO ESTUDADO, DESCREVA A DIÁSPORA E O SIONISMO?

10 comentários:

  1. Alunas: Vanessa Laís e Jaqueline Flores - 202

    1-QUAIS OS PAÍSES QUE FORMAM O ORIENTE MÉDIO ? COLOQUE A CAPITAL E O CONTINENTE A QUAL PERTENCE CADA PAÍS.
    Afeganistão = Cabul
    Arábia Saudita = Riad;
    Bahrein = Manama
    Catar = Doha
    Chipre = Nicósia
    Emirados Árabes Unidos = Abu Dhabi
    Iêmen = Sana
    Irã = Teerã
    Iraque = Bagdá
    Israel = Jerusalém
    Jordânia = Amã
    Kuweit = Kuweit
    Líbano = Beirute
    Omã = Mascate
    Síria = Damasco
    Turquia = Ancara
    Egito = Cairo
    Marrocos = Rabat
    Argélia = Argel
    Líbia = Trípoli
    Tunísia = Túnis

    2- ESCREVA AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CLIMA E DO RELEVO, DO ORIENTE MÉDIO :
    RELEVO
    O Oriente Médio é uma porção territorial do continente asiático. Nessa região a superfície terrestre é constituída principalmente por planaltos, como o Planalto de Anatólia e o Planalto da Arábia. O território em questão abriga também formações montanhosas provenientes de dobramentos modernos, das quais podemos citar os montes Zagros, Elburz e Iêmen.
    CLIMA
    O clima predominante no Oriente Médio é seco (desértico) e a região apresenta poucos rios. Os maiores e mais importantes são o Tigre e o Eufrates, entre os quais há a Mesopotâmia, região muito fértil para a agricultura e berço da civilização mesopotâmica

    3- QUAIS SÃO AS ATIVIDADES ECONÔMICAS DOS PAÍSES DO ORIENTE MÉDIO?
    O Petróleo, a agropecuária, com uso de pouca tecnologia e mecanização, o pastoreio nômade, o turismo

    4- EXPLIQUE OS FATORES QUE FAZEM ESTA REGIÃO SER CONHECIDA PELA EXPRESSÃO "BARRIL DE PÓLVORA"?
    Devido às tensões e conflitos étnicos e religiosos na região (por exemplo, israelenses x palestinos, a religião é um dos principais motivos de confrontos, devido as grande diversidades e interesses,


    5- DE ACORDO COM O CONTEÚDO ESTUDADO, DESCREVA A DIÁSPORA E O SIONISMO?
    Sionismo: o direito à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado judaico independente e soberano no território onde historicamente existiu o antigo Reino de Israel
    Diáspora: refere-se a diversas expulsões forçadas dos judeus pelo mundo e da consequente formação das comunidades judaicas fora do que hoje é conhecido como Israel, partes do Líbano e Jordânia

    ResponderExcluir
  2. 1)Afeganistão = Cabul
    Arábia Saudita = Riad;
    Bahrein = Manama
    Catar = Doha
    Chipre = Nicósia
    Emirados Árabes Unidos = Abu Dhabi
    Iêmen = Sana
    Irã = Teerã
    Iraque = Bagdá
    Israel = Jerusalém
    Jordânia = Amã
    Kuweit = Kuweit
    Líbano = Beirute
    Omã = Mascate
    Síria = Damasco
    Turquia = Ancara
    Egito = Cairo
    Marrocos = Rabat
    Argélia = Argel
    Líbia = Tripoli
    Tunísia = Tunis

    2)O clima do oriente médio é mediterrâneo e relevo deserto de Negev (sul); planíceis baixas na região costeira; montanhas na área central.

    3)O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio.Outra atividade econômica importante no Oriente Médio é a agropecuária.

    4)foram chamados de barril de polvora por causa da água, petroleo, berso de tres religiões, posição geografica e disputa por terras.

    5)diaspora: foi quando os judeus foram expulsos do seu territorio, e sionismo: foi quando os judeus voltaram para suas terras.

    alunas: kalyne tomas, Luana de Barros e Vanessa Salvagni

    ResponderExcluir
  3. 1) Arábia Saudita = Riad; Bahrain = Manama; Catar = Doha; Egito = Cairo; Emirados Árabes Unidos = Abu Dhabi; Iêmen = Sana; Irã = Teerã; Iraque = Bagdá; Israel = Jerusalém; Jordânia = Amã; Kuwait = Kuwait; Líbano = Beirute; Omã = Mascate; Síria = Damasco; Turquia = Ancara.
    2) A predominância de climas áridos e semiáridos na região resulta no desprovimento total ou parcial de água. Outro aspecto marcante do clima do Oriente Médio é a alta amplitude térmica, ou seja, a diferença entre as temperaturas apresentadas no período diurno com as do período noturno.
    3) O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio. Outra atividade econômica importante no Oriente Médio é a agropecuária. Por ser realizada dominantemente de forma tradicional, com uso de pouca tecnologia e mecanização, essa atividade incorpora cerca de 40% da população economicamente ativa. O predomínio de climas áridos e semiáridos na região é bastante prejudicial para o desenvolvimento dessa atividade econômica.
    4) Por que ali era o palco de todas as guerras entre palestinos e judeus.
    5) Diáspora é fruto da idolatria e rebeldia do povo de Israel e Judá para com Deus, o que fez com que este os tirasse da terra que lhes prometera e os dispersasse pelo mundo até que o povo de Israel retornasse para a obediência a Deus, onde seriam restaurados como uma nação soberana e senhora do mundo. Ou seja, a dispersão dos Judeus pelo mundo após serem expulsos pelo Império Romano.
    Sionismo é um movimento político e filosófico que defende o direito à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado judaico independente e soberano no território onde historicamente existiu o antigo Reino de Israel. Ou seja, o retorno dos Judeuspara suas terras.
    Alunas (os) : Aline Carla Brunetto, Rafael Baggio e Taynara Pagnoncelli
    2ª 202

    ResponderExcluir
  4. Alunos: Douglas Felipe Alberti Batista, Cintiamara Baggio e Micheli Concolatto.
    Respostas
    1- Afeganistão = Cabul
    Arábia Saudita = Riad;
    Bahrein = Manama
    Catar = Doha
    Chipre = Nicósia
    Emirados Árabes Unidos = Abu Dhabi
    Iêmen = Sana
    Irã = Teerã
    Iraque = Bagdá
    Israel = Jerusalém
    Jordânia = Amã
    Kuweit = Kuweit
    Líbano = Beirute
    Omã = Mascate
    Síria = Damasco
    Turquia = Ancara
    Egito = Cairo
    Marrocos = Rabat
    Argélia = Argel
    Líbia = Trípoli
    Tunísia = Túnis

    2- O clima do Oriente Médio é árido e semi-árido, e tem como relevo os planaltos planícies e montanhas.

    3- As principais atividades econômicas do oriente médio é o petróleo e a agropecuária, a petróleo cria mais lucros pois 65% do petróleo do mundo ali se localiza, e a agropecuária é dominante mais com o uso de pouca tecnologia.

    4- É conhecida por "BARRIL DE PÓLVORA" pois nessa área ocorrem muitas guerras e revoltas religiosas, que utilizam de armas de fogo nos combates.

    5- Diáspora: Deslocamento de grandes massas populacionais de uma área para outra área de terras.
    Sionismo: Movimento político e filosófico que determina a autodeterminação judaica e a existência de um estado independente e soberano aonde existiu historicamente o antigo Reino de Israel.

    ResponderExcluir
  5. 1-Afeganistão = Cabul
    Arábia Saudita = Riad;
    Bahrein = Manama
    Catar = Doha
    Chipre = Nicósia
    Emirados Árabes Unidos = Abu Dhabi
    Iêmen = Sana
    Irã = Teerã
    Iraque = Bagdá
    Israel = Jerusalém
    Jordânia = Amã
    Kuweit = Kuweit
    Líbano = Beirute
    Omã = Mascate
    Síria = Damasco
    Turquia = Ancara
    Egito = Cairo
    Marrocos = Rabat
    Argélia = Argel
    Líbia = Trípoli
    Tunísia = Túnis
    Todos os paises estão na Asia, exceto o Egito que se localiza na Africa
    2- O clima do Oriente Médio é árido e semiárido, o que proporciona o predomínio de uma paisagem vegetal marcada pela presença de espécies xerófilas (nas áreas de clima árido), ou de estepes e pradarias (nas áreas de clima semiárido). Apenas pequenas faixas de terra, na porção litorânea, apresentam climas um pouco mais úmidos, onde há presença de formações vegetais arbustivas.
    3-O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio.Outra atividade econômica importante no Oriente Médio é a agropecuária. A atividade industrial no Oriente Médio apresenta pouca expressividade.
    4-O Oriente Médio é uma região à qual a imprensa sempre se refere como uma área conturbada, espécie de barril de pólvora com o estopim aceso, prestes a explodir.
    5-Diáspora - deslocamento forçado ou incentivado de grandes massas populacionais originárias de uma zona determinada para várias áreas de acolhimento distintas.

    Sionismo - é um movimento político e filosófico que defende o direito à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado judaico independente e soberano no território onde historicamente existiu o antigo Reino de Israel (Eretz Israel).
    O Sionismo é também chamado de nacionalismo judaico e historicamente se propõe à erradicação da Diáspora Judaica com o retorno da totalidade dos judeus ao atual Estado de Israel.

    Eduardo Bedin, Andressa Reginato.

    ResponderExcluir
  6. questão 1
    Afeganistão = Cabul
    Arábia Saudita = Riad
    Bahrein = Manama
    Catar = Doha
    Chipre = Nicósia
    Emirados Árabes Unidos = Abu Dhabi
    Iêmen = Sana
    Irã = Teerã
    Iraque = Bagdá
    Israel = Jerusalém
    Jordânia = Amã
    Kuweit = Kuweit
    Líbano = Beirute
    Omã = Mascate
    Síria = Damasco
    Turquia = Ancara
    Egito = Cairo
    Marrocos = Rabat
    Argélia = Argel
    Líbia = Tripoli
    Tunísia = Tunis
    questão 2
    O clima do Oriente Médio é árido e semiárido. O relevo é formado por planaltos, planície e por montanhas.
    questão 3
    A principal economia do Orinte Médio é o petróleo e a agropecuária.
    questão 4
    Foi chamada de Barril de Pólvora por que ocorreu muitos conflitos e revoltas religiosas.
    questão 5
    DIÁSPORA: é o deslocamentos normalmente forçados ou incentivados, por grandes massas populacionais.
    SIONISMO: é um movimento político e filosófico que defende o direito a autodeterminação do povo judeu.
    ALUNAS: Jaqueline pinheiro e Karin Leticia Marchi Mendo

    ResponderExcluir
  7. 1)1- Afeganistão = Cabul
    Arábia Saudita = Riad;
    Bahrein = Manama
    Catar = Doha
    Chipre = Nicósia
    Emirados Árabes Unidos = Abu Dhabi
    Iêmen = Sana
    Irã = Teerã
    Iraque = Bagdá
    Israel = Jerusalém
    Jordânia = Amã
    Kuweit = Kuweit
    Líbano = Beirute
    Omã = Mascate
    Síria = Damasco
    Turquia = Ancara
    Egito = Cairo
    Marrocos = Rabat
    Argélia = Argel
    Líbia = Trípoli
    Tunísia = Túnis

    2)Clima: O clima do Oriente Médio é árido e semiárido, o que proporciona o predomínio de uma paisagem vegetal
    .
    3)atividade econômica importante no Oriente Médio é a agropecuária. Por ser realizada dominantemente de forma tradicional, com uso de pouca tecnologia e mecanização, essa atividade incorpora cerca de 40% da população economicamente ativa
    4)Devido às tensões e conflitos étnicos e religiosos na região (por exemplo, israelenses x palestinos, a religião é um dos principais motivos de confrontos, devido as grande diversidades e interesses
    5)Sionismo: o direito à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado judaico independente e soberano no território onde historicamente existiu o antigo Reino de Israel
    diaspora: foi quando os judeus foram expulsos do seu territorio, e sionismo: foi quando os judeus voltaram para suas terras

    alunas:renata sberse e franciele alves/ 201.

    ResponderExcluir
  8. 1-QUAIS OS PAÍSES QUE FORMAM O ORIENTE MÉDIO ? COLOQUE A CAPITAL E O CONTINENTE A QUAL PERTENCE CADA PAÍS.
    Afeganistão = Cabul
    Arábia Saudita = Riad
    Bahrein = Manama
    Catar = Doha
    Chipre = Nicósia
    Emirados Árabes Unidos = Abu Dhabi
    Iêmen = Sana
    Irã = Teerã
    Iraque = Bagdá
    Israel = Jerusalém
    Jordânia = Amã
    Kuweit = Kuweit
    Líbano = Beirute
    Omã = Mascate
    Síria = Damasco
    Turquia = Ancara
    Egito = Cairo
    Marrocos = Rabat
    Argélia = Argel
    Líbia = Tripoli
    Tunísia = Tunis

    2- ESCREVA AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CLIMA E DO RELEVO, DO ORIENTE MÉDIO :
    O clima do Oriente Médio é árido e semiárido, também existem grandes diferenças térmicas, ou seja, a diferença entre as temperaturas apresentadas no período diurno com as do período noturno.

    3- QUAIS SÃO AS ATIVIDADES ECONÔMICAS DOS PAÍSES DO ORIENTE MÉDIO?
    a prinipal econômia é o petróleo mas também a agropecuária.

    4- EXPLIQUE OS FATORES QUE FAZEM ESTA REGIÃO SER CONHECIDA PELA EXPRESSÃO "BARRIL DE PÓLVORA"?
    por que lá existe muitas querras muitas vezes por causa da religião e também por causa da água, petroleo,e posição geografica e disputa por terras.

    5- DE ACORDO COM O CONTEÚDO ESTUDADO, DESCREVA A DIÁSPORA E O SIONISMO?
    diáspora é o deslocamento de grandes massas populacionais para outra região
    sionismo é um movimento político e filosófico que defende o direito a autodeterminação do povo judeu.

    alunos: ian e leonardo
    201

    ResponderExcluir
  9. 1;Afeganistão = Cabul
    Arábia Saudita = Riad;
    Bahrein = Manama
    Catar = Doha
    Chipre = Nicósia
    Emirados Árabes Unidos = Abu Dhabi
    Iêmen = Sana
    Irã = Teerã
    Iraque = Bagdá
    Israel = Jerusalém
    Jordânia = Amã
    Kuweit = Kuweit
    Líbano = Beirute
    Omã = Mascate
    Síria = Damasco
    Turquia = Ancara
    Egito = Cairo
    Marrocos = Rabat
    Argélia = Argel
    Líbia = Tripoli
    Tunísia = Tunis
    2;A predominância de climas áridos e semiáridos na região resulta no desprovimento total ou parcial de água. Outro aspecto marcante do clima do Oriente Médio é a alta amplitude térmica, ou seja, a diferença entre as temperaturas apresentadas no período diurno com as do período noturno
    3;As principais atividades econômicas do oriente médio é o petróleo e a agropecuária, a petróleo cria mais lucros pois 65% do petróleo do mundo ali se localiza, e a agropecuária é dominante mais com o uso de pouca tecnologia
    4;O Oriente Médio é uma região à qual a imprensa sempre se refere como uma área conturbada, espécie de barril de pólvora com o estopim aceso, prestes a explodir
    5;SIonismo: o direito à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado judaico independente e soberano no território onde historicamente existiu o antigo Reino de Israel
    diaspora: foi quando os judeus foram expulsos do seu territorio, e sionismo: foi quando os judeus voltaram para suas terras

    ResponderExcluir
  10. Respostas:
    1. Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia.
    2. O clima do Oriente Médio é árido e semiárido, o que proporciona o predomínio de uma paisagem vegetal marcada pela presença de espécies xerófilas, estepes e pradarias. Apenas pequenas faixas de terra, na porção litorânea, apresentam climas um pouco mais úmidos, na qual a presença de formações vegetais arbustivas.
    3. O petróleo é o principal produto e o responsável pela economia dos países do Oriente Médio. Nessa região esta concentrado aproximadamente 65% de todo o petróleo mundial. A agropecuária é outra economia importante por ser realizada tradicionalmente, essa atividade ocorre aproximadamente em 40% da população economicamente ativa e o turismo que vem sendo outra atividade econômica bastante importante para tais países do Oriente Médio, sendo eles Israel e Turquia.
    4. Os fatores dos conflitos entre israelenses e palestinos são: a posição geográfica; as condições naturais como a agua, o petróleo, a posição geopolítica mundial, a disputa de terras e pela região apresentar um berço de três religiões.
    5. Diáspora: Foi à separação do povo judeu pelo mundo, com o intuito de escapar dos Palestinos, pelo fato dos palestinos terem os expulsado.
    Sionismo: foi um movimento com o intuito de desenvolver na Palestina um estado israelita respeitando tudo o que se refere a vida e história de Jerusalém.

    ResponderExcluir